NewsLetter APIRAC - 19 de Junho 2008

 

Editorial

Eis-nos nos grandes dias, estes que estamos a viver. Por um lado, são os maiores do repetido ciclo anual do Hemisfério Norte, a culminar no próximo sábado Solstício de Junho, início do nosso Verão; por outro, os da grande expectativa, agora, com alguma normalidade, repetida em períodos de 2 anos, mais uma fase final dum campeonato europeu ou mundial de futebol.

 

Pelos primeiros, porque a radiação solar vai começar a decrescer, mas porque a energia acumulada na crusta terrestre e nas águas cria condições para precisarmos mais do que nunca do nosso apreciado ar condicionado… para nosso bem! Pelos segundos, porque precisamos de emoções que nos distraiam das vicissitudes com que a conjuntura mundial nos oprime, e a selecção com a sua constelação estrelada possa dar-nos ainda – confiemos – tantas alegrias.

 

Grandes dias também e fundamentalmente pelos ventos de mudança que têm assolado os vários sectores do AVAC&R, as exigências sobre a eficiência energética, sobre a qualidade do ar interior, sobre as credenciações dos técnicos e das empresas, quer se goste quer não, é uma agitação saudável, que sem desânimos nem excessos de entusiasmo, daqui a 10 anos trará à luz o salto qualitativo que foi dado. Claro que as coisas prosaicas como o futebol, fazem-nos bem, ajudam a pensar que sim, que sabemos fazer e que somos capazes de fazer, e fazer bem aquilo em que nos empenhamos e a que nos entregamos com alma.

 

Vale a pena confiar que este ânimo trará, para o AVAC&R, bons augúrios, que irá amenizar alguns amargos que os técnicos e os empresários têm sentido? Seguro que sim, confiemos, pois.

 

L. Fonseca e Silva

Secretário-Técnico APIRAC


Notícias

 

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Energia Solar nas salas de aula

 

Cerca de 20 alunos de uma escola Básica da Guarda, desenvolveram nos últimos dois meses, um projecto amigo do ambiente. Estes alunos, do curso de electricidade e energia construíram um sistema de produção de energia eléctrica a partir de luz solar que fornece corrente para iluminar a sala de aula.

 

O sistema funciona associado a contador bi-horário de electricidade e usado em casa permite reduzir a factura eléctrica mensal.

 


 

AMBIENTE

Japão compromete-se a reduzir a emissão de gases

 

O primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, revelou o objectivo do país em diminuir entre 60% e 80% a emissão de gases com efeito de estufa até 2050, além de anunciar o lançamento de um mercado de carbono para combater as alterações climáticas.

 

"O Japão vai tentar construir uma sociedade que emita pouco carbono", disse o chefe do Governo japonês.

 

Várias associações de defesa do ambiente e da União Europeia causaram pressão nesse sentido, exigindo o cumprimento de algumas das metas estabelecidas, ao que o governante se responsabilizou a reduzir em 20% as suas emissões até 2020.

 


 

AMB3E

Pretende atingir 500 pontos de recolha

 

No final de 2007, a Amb3E tinha apenas 127 pontos de recolha, um número ainda muito distante do pretendido, que passa pela criação de 500 locais de recepção. A associação de gestão de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), para além do objectivo de atingir os 500 pontos de recolha, desenvolve ainda diversos esforços para trabalhar com autoridades do arquipélago dos Açores.

 

Com uma forte presença nos Açores, a Amb3E está a estabelecer diversos contratos para a implementação de locais de recepção em todas as ilhas açorianas, tendo prevista, nesse sentido, a criação de uma unidade de tratamento e valorização para os REEE produzidos em todo o arquipélago.


Associados

Grundfos - alcanÇou o 8º lugar

VI Lista Europeia de Best Workplaces 2008

 

No passado dia 11 de Junho de 2008, o Instituto Great Place to Work atribuíu à empresa Grundfos o 8º lugar da lista "Best Workplaces 2008", sendo assim considerada uma das melhores empresas da Europa para se trabalhar.

 

A APIRAC congratula-se com tamanha distinção de uma organização que Portugal integra o nosso esforço associativo.

 

CHATRON

Comemora o seu 10º aniversário

 

No próximo dia 27 de Junho, a Chatron comemora o seu 10º aniversário e realizará um evento sobre as suas mais recentes áreas: Energia e Ambiente.

 


Destaques

APIRAC - DELEGAÇÃO PORTO

Atendimento personalizado aos Associados nas instalações

 

A partir do próximo mês de Outubro, na 1ª semana de cada mês, às 3ª feiras, das 10H30 às 12H30 e das 14H00 às 17H30, a APIRAC passa a ter atendimento personalizado aos seus associados, nas suas instalações da Delegação Norte, a fim de possibilitar a aproximação à sua Associação, para exposição dos seus principais problemas do âmbito da APIRAC e estudo conjunto de soluções, nomeadamente quanto à credenciação das Empresas e seus Técnicos, Legislação em vigor para o Sector e interpretação da nova Regulamentação, Formação Técnica e Profissional.

 

Para o efeito, agradece-se que os interessados contactem o Departamento Técnico da APIRAC, através do e-mail - tecnico@apirac.pt, ou através do número de telefone - +351 213  224 260 ou os serviços da Delegação Norte no Porto através do e-mail - apirac.porto@apirac.pt ou através do número de telefone - +351 222 088 837, para marcação de reunião.


ENERGIA PARA A SUSTENTABILIDADE - MESTRADO

Pela primeira vez em Portugal

 

Indo ao encontro duma necessidade ao longo de anos repetidamente apresentada à APIRAC, para a qual em Portugal não havia resposta satisfatória, foi agora criado na Universidade de Coimbra, um curso de formação pós-graduada em Climatização e Conforto - destinado a licenciados com actividades nas áreas do AVAC, denominado Energia para a Sustentabilidade.

 

+ info (clique aqui para obter mais informações)


Formação Profissional

 

 

Documentação necessária a apresentar na Inscrição:

 

• Bilhete de Identidade;

• Nº de Contribuinte;

• Curriculum Profissional;

• Declaração das empresas comprovativa dos anos de actividade e eventuais certificados/diplomas de habilitações

 

Lisboa: Isabel Fonseca

Tel:  21 322 42 60

Telm: 96 494 29 31

Fax: 21 347 45 76

formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

Porto: Dra. Patrícia Maia

Tel:  22 208 88 37

Telm: 96 494 29 32

Fax: 22 208 48 79

apirac.porto@apirac.pt

formacao.porto@apief.pt

Guimarães: Dra. Maria José

Tel:  253 554 288

Telm: 96 744 68 60

Fax: 253 554 135

apirac.guimaraes@apirac.pt

formacao.guimaraes@apief.pt


Tecnologia


Energia das Ondas

 

Existem várias formas de aproveitamento da energia dos oceanos: energia das marés, energia associada ao diferencial térmico, correntes marítimas e energia das ondas.

Actualmente a energia das ondas é uma das formas de energia dos oceanos que apresenta maior potencial de exploração, tendo em conta a força das ondas e a imensidão dos oceanos.


A energia das ondas tem origem directa no efeito dos ventos, os quais são gerados pela radiação solar incidente.

 

A conversão de energia a partir das ondas apresenta claras semelhanças com a eólica. Dado que as ondas são produzidas pela acção do vento, os dois recursos apresentam idêntica irregularidade e variação sazonal.


Em ambos os casos extrai-se energia de um meio fluido em movimento e de extensão praticamente ilimitada.

 

A natureza ondulatória do mar está na origem da maior complexidade de concepção de sistemas de conversão. Em compensação o recurso energético das ondas apresenta maior concentração espacial do que a energia eólica.

 

Estes sistemas podem ser instalados na costa (8 a 20m), considerados de 1ª geração ou em águas profundas (25 a 50m), considerados de 2ª geração.

 

Relativamente à primeira geração, os problemas de transporte de energia para terra e de acesso para manutenção são de relativa fácil resolução.


A localização destes sistemas na costa depende de um conjunto de factores geomorfológicos favoráveis na vizinhança imediata à costa, os bons locais para construção não abundam, assim como o impacte visual é significativo.

 

Já a segunda geração, está menos dependente das condições de costa, e são os mais adequados para o aproveitamento da energia das ondas em grande escala.

 

No entanto, existem outras dificuldades associadas à sua maior complexidade, transporte de energia para terra, amarração ao fundo e acesso para manutenção têm impedido o seu desenvolvimento, pois este pode provocar interferências com a navegação e pesca.

 

Se quiser aprofundar o assunto, sugerimos-lhe um site bem explicado, em português e de leitura fácil. Boa viagem!

 

Para saber tudo, click aqui!


Tome nota / Agenda


Datas para pagamento de impostos durante este mês

Não Esquecer

 

16 Jun

Segurança Social

Contribuições relativas ao mês de Maio/08

20 Jun

IRS/IRC

Retenções efectuadas em Maio/08

20 Jun

Imposto do Selo

Imposto Selo relativo ao mês de Maio/08

30 Jun

Obrigações Acessórias

Data limite de entrega da declaração modelo 15 - Contas Poupança-Habitação.

Data limite de entrega da declaração modelo 19 - Planos de Opção, de Subscrição, de Atribuição ou Outros de efeito equivalente.

Data limite de entrega da declaração modelo 19 - Planos de Opção, de Subscrição, de Atribuição ou Outros de efeito equivalente.

30 Jun

IUC

Data limite do pagamento do Imposto Único de Circulação - IUC, relativo a veículos á data do aniversário da matricula que ocorra no presente mês (substitui os anteriores Imposto Municipal sobre Veículos e os impostos de circulação e camionagem). As pessoas singulares poderão solicitar a liquidação em qualquer Serviço de Finanças.

30 Jun

IRS, IRC, IVA e Imposto do Selo

Fim do prazo de entrega da Declaração de Informação Empresarial simplificada acompanhada dos respectivos Anexos (IES).


Legislação

Garantias na venda de bens móveis e imóveis

Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21.5 - Altera o Decreto-Lei nº 67/2003, de 8.4, que transpôs por ordem jurídica nacional e Directiva nº 1999/44/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25.5.

 

O Diploma vem actualizar algumas das regras aplicáveis ao regime de garantias inerentes à venda de bens móveis imóveis reforçando o direito dos consumidores.

 


Certames / Eventos

EXPOSIÇÃO TEMÁTICA SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

20, 21 e 22 de Junho
Centro de Negócios de Ourém

 

Nos próximos dias 20, 21 e 22 de Junho, irão decorrer as Festas da Cidade de Ourém, no âmbito do Ano Internacional do Planeta Terra, (iniciativa da UNESCO - Ministério dos Negócios Estrangeiros) com o tema "Alterações Climáticas" e apresenta uma exposição sobre a Eficiência Energética.

 

Contactos:

e-mail: isabel.pereira@mail.cm-ourem.pt

Telf.:: +351 249 540 900

   

WORKSHOP

25 Junho
Auditório Teatro-Cine do Pombal

 

Irá ter lugar no próximo dia 25 de Junho, no Auditório Teatro-Cine do Pombal o Worhshop de Sistema de Certificação Energética em Edifícios e as Implicações Práticas da Lei do Tabaco.

 

Este workshop tem como principal objectivo sensibilizar o público em geral, e em particular, os diferentes actores directa ou indirectamente ligados ao sector.

 

Contactos:

e-mail: enerdura@mail.telepac.pt

Telf.: +351 244 811 133

   

CONFERÊNCIA

1 Julho
Exponor, Porto

 

A EXPONOR - Feira Internacional do Porto, no dia 1 de Julho, convida-o a assistir gratuitamente por um período de três horas, à conferência "face-a-face", com um dos considerados maiores gurus do Marketing (Bob Dallmeyer) de feiras da actualidade.

 

Contactos:

e-mail: enerdura@mail.telepac.pt

Telf.: +351 244 811 133

   

   

Publicidade

Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Publicidade


 

 

Parcerias

 

Direcção Geral de

Energia e Geologia

 

Agência Portuguesa

para o  Ambiente

 

Agência para a Energia

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Universidade do Algarve

 

Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado

 

Associação Portuguesa dos Industriais de Engenharia Energética

 

Instituto da Construção e do Imobiliário

 

Escola Náutica Infante Dom Henrique