Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2005
 
 
CERTIFICADO ENERGÉTICO - Edifícios Novos e Certificação Energética
 


Tal como os códigos de letras que informam se um electrodoméstico consome mais ou menos energia eléctrica, idêntico sistema de classificação para os edifícios entra em vigor, em Portugal, já, nesta primeira semana de Julho. Todos os imóveis com mais de 1000 metros quadrados de área útil, cujo projecto dê entrada nas câmaras municipais a partir de segunda-feira, 02JUL. deverão possuir, após concluídos, um certificado energético. Todos nós, cidadãos e empresas passaremos assim a dispor de um valioso critério de escolha para a compra ou aluguer de um imóvel.

O “arranque do sistema” fez-se exactamente ontem, Quinta-Feira, 28JUN. em Lisboa em cerimónia presidida pelo ministro da Economia, e com inúmeros convidados ligados ao processo, antecedida da inauguração dum painel, na fachada de um edifício em construção, com o símbolo do sistema de certificação energética, exemplo que a partir desse acto simbólico deverá ser aplicado em todas as obras.

A entrada em vigor do sistema de certificação energética, far-se-á faseadamente até ao ano de 2009. Na primeira fase, os certificados apenas aparecerão alguns meses depois - quando forem pedidas as primeiras licenças de construção - mas quando se atingir a velocidade de cruzeiro, estima-se que venham a ser emitidos 150 a 200 mil certificados por ano. Há de momento, já cerca de duzentos peritos qualificados para a emissão dos certificados, mas estima-se que num futuro relativamente breve sejam necessários cerca de dois mil! 

Atenção, pois a este salto em frente nas exigências de qualidade que numa parte tão significativa recaem sobre o sector do AVAC e para as quais a APIRAC deu, como todos reconhecem, um contributo decisivo.