Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2005
 
 

DECRETO-LEI Nº 152/2005 APIEF - Realiza exames nacionais

 


E assim foi! A APIEF, a Escola da APIRAC - mas também da EFRIARC e da APIEE - estreou-se com a realização dos seus primeiros exames de âmbito nacional relativos à credenciação dos técnicos de AVAC&R conforme o Decreto-Lei 152/2005, relativo à protecção da camada de ozono envolvente do planeta.

Nas duas últimas Quintas-feiras, 21 e 28 de Junho, apresentaram-se os candidatos, provenientes de regiões de Norte a Sul de Portugal, num total de cerca de 60 técnicos. Notória, em quase todos, a preocupação, rostos de profissionais - alguns com dezenas de anos de trabalho - arredados de lides estudantis há quanto e quanto tempo… Expectativas e alguma angústia sobre como seriam avaliadas as suas competências recém aperfeiçoadas. Mas - com que agrado - no final, resultados bem satisfatórios, elevada taxa de sucesso e reduzida taxa de inêxito.

Foi, na verdade foi, de algum modo confortante, ver na nova Escola das 3 Associações,  os  técnicos  do  sector já bem melhor preparados que os das primeiras levas no IA, viu-se que houve um ganho de consciência colectiva que levou a cuidar de fazer melhor preparação, mas viu-se, e bem, que houve também estudo e ganho de sensibilização sobre os porquês desta emergência ambiental europeia que recaiu sobre todos os profissionais do AVAC&R.

Os examinadores também sofreram, não queriam inêxitos, mas não queriam que passasse quem tivesse ficado por fora dos porquês do processo. As colegas técnicas do IA, os engenheiros da EFRIARC, os engenheiros da APIRAC, todos, no final dos dois dias consideraram que a missão fora bem cumprida.

Para a nova escola foi um bom começo, um bom augúrio para os próximos enlaces entre os técnicos e aqueles que vão reconhecer as suas competências. Afinal, sempre acreditámos que “isto” se ia conseguir. Em nome da causa, o Bem do Sector, um sentido Bem Haja aos responsáveis - e eles sabem quem são! Parabéns, pois!