Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2005
 
  FORMAÇÃO DE JOVENS  


A APIRAC integra mais 37 Jovens Técnicos e Electromecânicos de refrigeração e climatização em empresas do Sector.

A Formação de Jovens é desenvolvida em Sistema de Aprendizagem - Formação Profissional em Alternância -, tendo como objectivo qualificar jovens, por forma a facilitar a sua integração na vida activa, através de perfis de formação que contemplam uma dupla certificação escolar e profissional com uma tripla valência: reforço das competências académicas, pessoais, sociais e relacionais; aquisição de saberes no domínio científico-tecnológico e uma sólida experiência na empresa.

Encerrado o ciclo de formação de três anos, as acções desenvolvidas nas cidades de Lisboa e Guimarães do curso Técnico de Refrigeração e Climatização, de nível 3, permitiu mais uma vez integrar jovens técnicos nas empresas do Sector. Os 24 técnicos, ficarão de imediato qualificados como técnicos do Grupo B pela Agência para o Ambiente (APA) – ex-Instituto do Ambiente -, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 152, de 31 de Agosto, para o manuseamento de fluidos frigorigéneos que afectem danosamente a camada do ozono.

As empresas beneficiadas com os técnicos de nível 3 são: CLIMOBRA, DALKIA, ELECTRO PROGRESSO DA RINCHOA, EFCIS, FONROD, SOUSA PEDRO, SPIE, VENTILARCO, SPCG, José Júlio Jordão, A. GOUVEIA, FRIGOCAR e UNIVERFRIO.

Os electromecânicos colocados foram integrar os quadros da GUIMATÉCNICA, GELFRIO, REFRINOVAR, GUIMACLIMA e PINTO E RIBEIRO.

De registar ainda que dois dos técnicos optaram por dar sequência aos estudos tentando o acesso ao ensino superior.