Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2006
Arquivo 2005
 
  TORRES VEDRAS INVESTE EM PROJECTOS DE ENERGIA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEIS
 


Com o objectivo de tornar o concelho mais competitivo, a câmara de Torres Vedras anunciou um conjunto de projectos nas áreas da energia e construção sustentáveis a serem concretizados até 2010. O investimento vai permitir criar, um Centro de Investigação Tecnológica para o estudo de soluções que permitam usar as várias fontes de energia renovável (solar, ondas, hidrogénio, eólica e biomassa) e dois centros para experimentação e demonstração de resultados na área das energias alternativas.

Entre outros projectos muito interessantes nas áreas das energias e construções sustentáveis, na praia de Santa Cruz, o tradicional comboio turístico, um meio de transporte a diesel que no Verão percorre as praias vai passar a mover-se através de luz solar ou hidrogénio para deixar de ser poluente, já foi também inaugurado um sistema de micro-geração no mercado municipal de Santa Cruz, com a instalação de 20 painéis fotovoltaicos, capazes de gerar energia suficiente para abastecer parte do edifício.

Foi com o apoio da autarquia de Torres Vedras, que se tornou possível avançar com a execução dos projectos e, em conjunto com empresas e universidades, terem a oportunidade de porem em práctica estas novas soluções tecnológicas.

O vereador do Ambiente, Carlos Bernardes, disse que "estes projectos pretendem ser uma alavanca para tornar Torres Vedras um território mais competitivo, gerar riqueza e emprego qualificado".