Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2006
Arquivo 2005
 
  APRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE PARA PROGRAMAS DE CÁLCULO DE RCCTE
 


Na sequência do protocolo assinado a 23 de Outubro de 2008, a ADENE - Agência para a Energia e a CERTIF - Associação para a Certificação, apresentam hoje, 7 de Maio, no auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa, o processo de Certificação de Software para programas de cálculo de RCCTE.

Para os profissionais do sector é importante que as aplicações reflictam de forma fiável o cálculo proposto pela respectiva metodologia regulamentar. Ciente desta particularidade e para contribuir para uma maior garantia na segurança por parte de quem aplica e a confiança por parte de quem compra, a Agência para a Energia (ADENE) considera muito relevante a criação de processos de controlo de qualidade dos produtos existentes no mercado.

Neste sentido, foi criada uma parceria entre a ADENE e a CERTIF, entidade de referência em Portugal na área da certificação de produtos e de serviços, com o objectivo de desenvolver um processo de certificação de aplicações de Software para a Avaliação do Desempenho Energético de Edifícios.

As empresas que desejem certificar as suas aplicações, deverão respeitar requisitos pré-estabelecidos pela norma ISO/IEC 25051 e pela ADENE, sendo para tal submetidas a diversas baterias de testes, os quais deverão ser concretizados com sucesso para no final obterem o selo SCE / CERTIF.

Fonte: Adene