Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2006
Arquivo 2005
 
 

EM 2008 CRESCEU O INVESTIMENTO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS

 

 

Segundo a Tendência Global de Investimentos em Energias Renováveis 2009, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), divulgado este mês, em 2008, o mundo investiu mais de 130 mil milhões de euros em empresas e projectos de energias renováveis para geração de electricidade. Estes valores superam os investimentos em energias fósseis, que no ano passado ficaram pelos 95 mil milhões de euros.

Do total investido em energias renováveis, cerca de 90.5 mil milhões de euros foi para projectos de energia eólica, solar, geotérmica e biocombustíveis. Incluindo grandes centrais hidroeléctricas. Estes valores significam um crescimento de 5% em relação a 2007. Contando-se apenas os países emergentes, nos mercados com mais potencial, houve um aumento de 27%. Os números são expressivos se levarmos em conta que estamos a atravessar uma crise económica mundial.

Foi o sector da energia eólica que atraiu a maior parte dos investimentos, cerca de 44.6 mil milhões de euros. Na sequência, vem a energia solar, com 28.8 mil milhões, registando um crescimento de quase 50% em relação a 2007.