Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2006
Arquivo 2005
 
  PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE PARA PROGRAMAS DE CÁLCULO DE RCCTE
 


No âmbito do processo de Certificação de Software como ferramenta de cálculo do RCCTE ­- Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios - a ADENE – Agência para a Energia e a CERTIF – Associação para a Certificação apresentam esta quinta-feira, 7 de Maio, o projecto desenvolvido pelas duas entidades. A apresentação terá lugar às 10:30m nas instalações do Centro de Informação Urbana de Lisboa.

Recorde-se que a Certificação Energética de Edifícios é desde o início deste ano aplicável à totalidade dos edifícios residenciais e de serviços, incluindo os existentes. A emissão de Certificados Energéticos tornou-se prática corrente na transacção e arrendamento de imóveis, tendo sido emitidos no primeiro trimestre de 2009 cerca de 50.000 certificados.

Neste cenário, assiste-se ao aparecimento de diversas aplicações de software que se propõe auxiliar os técnicos, projectistas e peritos qualificados a aplicar a metodologia de cálculo proposta pelo Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE). Com a evolução do processo de avaliação do desempenho energético dos edifícios, nomeadamente a partir de 1 de Janeiro de 2009, registou-se um acréscimo de oferta de software no mercado português, quer gratuito quer comercial, na área do RCCTE.

Para o cliente final, quer se trate do proprietário, do promotor ou do arrendatário de um edifício ou de uma fracção autónoma, é naturalmente muito importante que, as aplicações de software reflictam de uma forma fiável o cálculo proposto pela respectiva metodologia regulamentar. Para os projectistas e peritos qualificados é também essencial ter na sua posse ferramentas de cálculo que sejam executadas sem problemas técnicos nos sistemas operativos que dispõem. De forma a garantir a segurança por parte de quem aplica e a confiança por parte de quem compra, a Agência para a Energia (ADENE) considera de extrema importância a criação de processos de controlo de qualidade dos produtos existentes no mercado. Através de uma avaliação das aplicações de software por parte de entidades terceiras e independentes, será assegurada a neutralidade em todo o processo. Neste sentido foi criada uma parceria entre a ADENE e a CERTIF, entidade de referência em Portugal na área da certificação de produtos e de serviços, com o objectivo de desenvolver um processo de certificação de aplicações de Software para a Avaliação do Desempenho Energético de Edifícios.

As empresas que desejem certificar as suas aplicações, deverão respeitar requisitos pré-estabelecidos pela norma ISO/IEC 25051 e pela ADENE, sendo para tal submetidas a diversas baterias de testes, os quais deverão ser concretizados com sucesso para no final obterem o selo SCE / CERTIF.

www.adene.pt
Informações adicionais: Nuno Maia :: André Pires
LPM Comunicação
Tel. 21 850 81 10:: 96 202 59 26 :: 96 171 07 02
E-mail: nunomaia@lpmcom.pt :: andrepires@lpmcom.pt
Ed. Lisboa Oriente, Av. Infante D. Henrique, 333 H - Escritório 49
1800-282 Lisboa
www.lpmcom.pt