Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2007
Arquivo 2006
Arquivo 2005
 
 


CIDADES SUSTENTÁVEIS DEBATIDAS EM LISBOA

 

 

Segundo André Heinz, co-fundador do Fundo para Tecnologias Sustentáveis, na conferência promovida pela HumanHabitat, no dia 07 de Junho, “A tecnologia é bastante inexpressiva se não se souber usá-la”.

Subordinado ao tema “Cidades Ecologicamente Inteligentes”, o orador convidado apresentou várias estratégias que podem ser seguidas pelos municípios para contribuir apara a sustentabilidade global, nas quais a tecnologia ajuda, mas não é o factor principal.

Heinz considera que “A tecnologia permite fazer milhares de coisas em termos de eficiência energética e energias renováveis”, mas que “Há necessidade de uma perspectiva partilhada entre decisores, responsáveis urbanísticos, arquitectos e população, no que respeita às cidades sustentáveis”.

Apresentando exemplos (como Curitiba, no Brasil, ou Hammarby Sjöstad, na Suécia), o especialista mostrou que era possível criar verdadeiras eco-cidades. E lembrou que a chave para alcançar uma sustentabilidade global passa sempre por “educação, educação, educação”.

Fonte: Ambienteonline