Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2007
Arquivo 2006
Arquivo 2005
 
 


ADENE ASSINA PROTOCOLO DE APOIO A CANDIDATURAS QREN ATRAVÉS DE INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS

 

 

A Agência para a Energia - ADENE estabelece com instituições bancárias um protocolo que pretende facilitar a adesão das candidaturas aos apoios no âmbito do QREN, visando a eficiência energética, nomeadamente na área do solar térmico, envolvente passiva e iluminação de edifícios. A cerimónia de assinatura do protocolo realiza-se hoje, dia 23 de Julho, pelas 11:00, no Salão Nobre do Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, na Rua da Horta Seca, em Lisboa.

O protocolo regula as condições de prestação de serviços por parte da banca às entidades promotoras de candidaturas ao QREN.

Estabelecido com o Banco BPI, Millenium BCP, BES, Banco Popular, Santander Totta, BANIF, Crédito Agrícola, Montepio Geral e Caixa Geral de Depósitos, o protocolo visa criar e regular as condições de prestação de serviço por parte destas instituições às entidades que se candidatem aos apoios no âmbito do QREN para Diversificação e Eficiência Energética.

O protocolo prevê a criação de financiamento dessas operações, através da criação de linhas de crédito e, também, a disponibilização de pontos de contacto, a funcionar junto das agências das instituições financeiras em benefício do público-alvo, para a execução, com ou sem financiamento, das operações de candidatura ao QREN.

O QREN apoia a eficiência energética através do sistema de incentivos “Diversificação e Eficiência Energética - Solar Térmico”, dirigido às PME, e os programas de apoio à “Utilização Racional de Energia e Eficiência Energética Ambiental em Equipamentos Colectivos”, dirigido às instituições de solidariedade social e às associações desportivas.

Fonte: ADENE