Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2007
Arquivo 2006
Arquivo 2005
 
 


MERCADO ORGANIZADO DE RESÍDUOS ONLINE EM SETEMBRO

 

 

O MOR Online é a primeira plataforma electrónica constituída em Portugal no âmbito do Mercado Organizado de Resíduos. Trata-se de um projecto conjunto da ACAP (Associação Automóvel de Portugal), Ambigroup e Sociedade Ponto Verde. Este sistema vai permitir que os produtores, detentores de resíduos e os operadores económicos devidamente licenciados tenham uma forma rápida e eficiente de comercializar os seus resíduos nas melhores condições de preço, rapidez e segurança. Nesta plataforma, só os resíduos perigosos não poderão ser transaccionados para a operação de valorização.

Segundo Luís Veiga Martins, porta-voz do MOR Online, “O mercado organizado de resíduos é um instrumento de negociação de diversos tipos de resíduos, o qual tem por objectivos potenciar a valorização e a reintrodução de resíduos no circuito económico, diminuir a procura de matérias-primas primárias e promover valor para os operadores deste mercado” e acrescenta ainda que “gerir e valorizar resíduos vai, por conseguinte, passar a ser mais fácil, com o arranque da plataforma, no último trimestre deste ano”.

O diploma que estabelece o mercado organizado para além de vir suprir as necessidades de regulação no âmbito do acompanhamento e controlo, por parte da administração pública, das actividades das entidades gestoras de mercados organizados de resíduos, vem ainda permitir a articulação entre as plataformas electrónicas do MOR e a plataforma SIRAPA (Sistema Integrado de Registo da Agência Portuguesa do Ambiente).

Fonte: Ambienteonline