Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2007
Arquivo 2006
Arquivo 2005
 
  MAIS DE 60% DAS EMPRESAS NÃO CUMPRE NOVA DIRECTIVA
 

 

Segundo estudo divulgado pela Marsh, que avalia o grau de preparação e adequação das empresas portuguesas à directiva europeia, mais de 60% das empresas portuguesas não cumpre com a obrigação legal de contratação de garantias financeiras no âmbito da nova directiva de Responsabilidade Ambiental.

Apesar de 86% das empresas inquiridas referirem ter conhecimento da obrigação legal de contratar garantias financeiras, 62% ainda não cumpre este pressuposto, revelando assim que a maioria das empresas portuguesas estão em incumprimento.

De acordo com a nova directiva de Responsabilidade Ambiental da União Europeia, as empresas portuguesas terão que pagar por qualquer dano significativo que causem ao ambiente.

O ambicioso Decreto-Lei 147/2008 de 29 de Julho baseia-se nos princípios da «prevenção» e do «poluidor pagador», o que significa que qualquer operador com uma actividade potencialmente poluidora será obrigado a tomar medidas proactivas para prevenir e, se necessário, remediar qualquer dano ambiental.

Fonte: Diariodigital