Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2007
Arquivo 2006
Arquivo 2005
 
 


ÉVORA: CONSELHO JÁ ESTREOU REDE INTELIGENTE DA EDP

 

 

Évora tornou-se na primeira cidade portuguesa ligada à rede eléctrica inteligente da EDP, a InovGrid. Até ao final do ano, estarão ligados a este sistema eléctrico integrado cerca de 30 mil clientes de baixa tensão (domésticos, pequeno comércio e indústria), abrangendo todo o concelho. Segundo Carlos Zorrinho, secretário de Estado da Energia, o projecto vai permitir aos habitantes de Évora uma poupança na factura de electricidade, para além de disporem de mais informação para um uso “mais eficiente” da energia. Esta é a primeira etapa do objectivo da EDP em equipar metade dos lares portugueses com contadores inteligentes, até 2020.

Elaborado através de uma parceria entre a EDP, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, e a EFACEC, entre outras, o projecto de rede eléctrica inteligente, que assim tornou a cidade de Évora na primeira InovCity do país, consiste em cerca de 31 mil contadores inteligentes (e-boxes) e em vários terminais de comunicação ligados a diversos pontos de transformação da cidade. De acordo com as reacções oficiais do município, o objectivo é “dotar a rede eléctrica de informação e equipamentos capazes de automatizar a gestão das redes, melhorar a qualidade de serviço, diminuir os custos de operação, promover a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental”.

As cerca de 31.000 Energy Box (Terminal Inteligente de Rede), que substituirão os actuais contadores de electricidade (sem custos para os consumidores), permitirão contabilizar a energia consumida e produzida (aquela que é vendida à rede), além de permitir o acesso a serviços de telegestão, que por sua vez permitirá corrigir hábitos menos eficientes.

Com este sistema os consumidores também poderão saber quais as horas de maior consumo, e aquelas em que pode usar a electricidade a um preço mais favorável.

Fonte: Planetazul