Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2007
Arquivo 2006
Arquivo 2005
 
 


ADENE REALIZA 10 MIL SIMULAÇÕES CASA+ NA EXPO 2010 SHANGHAI

 

 

A ADENE – Agência para a Energia marca presença no Pavilhão de Portugal, na Expo 2010 Shanghai e apenas no primeiro mês realizou cerca de 10 mil simulações casA+, que permitem testar a eficiência energética das residências.

O Simulador casA+, desenvolvido pela ADENE, é um mecanismo interactivo que analisa as características energéticas das habitações. O dispositivo português está em exposição no Pavilhão de Portugal, na Expo 2010 Shanghai e testa a eficiência energética das casas chinesas, com a particularidade de ser possível simular casas localizadas em mais de 300 cidades chinesas.

Este simulador, adaptado às características climatéricas e de construção de Portugal e das principais províncias chinesas, é um ecrã que interage com o utilizador, solicitando-lhe informações que permitem caracterizar o consumo energético da sua casa, como por exemplo: o ano de construção, o número de divisões, a região onde está implantada ou o número de pessoas que nela vivem. Depois de analisados estes dados, são sugeridas alterações ao nível dos materiais e equipamentos instalados, de forma a melhorar a eficiência energética da residência, paralelamente é possível calcular o impacto ambiental na utilização do conceito de mobilidade eléctrica, Mobi.E relativo a veículos eléctricos.

O Simulador casA+ é mais um contributo da participação portuguesa para o progresso nos domínios da construção sustentável e da eficiência energética.

Subordinada ao tema “Better City, Better Life”, a Expo 2010 Shanghai decorre até ao dia 31 de Outubro e é a maior Exposição Universal de sempre. Ocupa uma área de 528 hectares, ao longo das duas margens do Rio Huangpu, e conta com a presença de 192 países e 50 organizações internacionais: o maior número de participantes alguma vez alcançado. No Pavilhão de Portugal esperam-se cerca de 3 milhões de visitantes ao longo dos 184 dias.

Fonte: ADENE