Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2008
Arquivo 2007
Arquivo 2006
Arquivo 2005
 
 

ELECTRICIDADE A PARTIR DE RENOVÁVEIS CRESCEU 66% EM 2010

 

 

O total da potência instalada renovável atingiu 9 405 MW, no final de Outubro de 2010, de acordo com a Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). O aumento de potência, relativamente a Setembro, verificou-se na potência instalada eólica, fotovoltaica e mini-hídrica.

A produção total de energia eléctrica, a partir de fontes de energias renováveis, registou um acréscimo de 66 por cento de Janeiro a Outubro deste ano, relativamente ao igual período do ano anterior.

Segundo as estatísticas da DGEG, continua a verificar-se um ligeiro abrandamento do crescimento da produção devido, essencialmente, ao comportamento da sua componente hídrica, que regista um crescimento de 35 por cento de Julho a Outubro relativamente ao período homólogo do ano anterior. Assim, registam-se decréscimos na produção das bacias do Mondego (-25 por cento) e Lima (-21 por cento) neste período.

A produção eólica, de Janeiro a Outubro do ano em curso, cresceu 32 por cento quando comparado com 2009. Em Outubro a produção foi 13 por cento superior à verificada no mês homólogo do ano anterior.

Entre Setembro e Outubro a produção eólica cresceu de forma acentuada de acordo com a sazonalidade.

Font: Ambienteonline