Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2008
Arquivo 2007
Arquivo 2006
Arquivo 2005
 
 

DIA DA ÁGUA: PROJECTO PORTUGUÊS VAI PRODUZIR ENERGIA AO ABRIR A TORNEIRA

 

 

Um projecto promovido pela Águas do Vouga vai permitir gerar energia pelo simples acto de abrir uma torneira de água.

O projecto chama-se TERESA (Turbina de Energia Renovável em Sistema de Abastecimento) e tem como parceiros a Spheraa, empresa que trabalha em produção de energia através de turbinas, e a Luságua, empresa da Águas do Vouga que tem como objectivo aproveitar o potencial energético das condutas de abastecimento público.

A solução passa por montar uma turbina de 85kw a montante do reservatório de abastecimento, numa conduta paralela à original, e para onde a água é desviada antes de entrar no reservatório. Como chega com muita pressão, a água acciona as pás da turbina e produz energia que é armazenada e posteriormente vendida à rede eléctrica nacional.

Segue depois para o reservatório e, de seguida, para a casa dos clientes. “[Em todo este processo], a qualidade da água não é comprometida”, explicou o presidente do conselho de administração da Águas do Vouga, Diogo Faria de Oliveira.

O projecto, que vai ser inaugurado oficialmente a 30 deste mês pela ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, motivou um investimento de 250 mil euros e deverá produzir anualmente 482 mil kW de energia, o equivalente ao consumo anual de 550 agregados familiares médios.

Paralelamente, vai evitar a emissão de 200 toneladas de CO2 por ano, o equivalente e 1100 viagens de automóvel entre Lisboa e Paris.

O projecto vai chegar a outros clientes e outras instalações do grupo Aquapor – que detém a Águas do Vouga – e insere-se no objectivo de “rentabilizar a eficiência energética” das instalações da empresa.

O objectivo é baixar os custos com energia, que rondam entre os 15 e 30% do total, contribuindo no futuro também para a redução da tarifa de água dos clientes.

Ainda segundo o Jornal de Notícias, a ministra do Ambiente já se mostrou interessada em replicar este modelo em instalações da Águas de Portuga.

Recorde-se que hoje se comemora o Dia Mundial da Água.

A Águas do Vouga é responsável pelo abastecimento de água a cerca de 250 mil habitantes de seis concelhos: Águeda, Aveiro, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Ílhavo e Murtosa.

Fonte: Green Savers