Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2009
Arquivo 2008
Arquivo 2007
Arquivo 2006
Arquivo 2005
 
 

BCP RECORRE AO ESTADO PARA RECAPITALIZAÇÃO DE 3.500 MILHÕES

 

 


Em comunicado enviado à CMVM, o Banco Comercial Português informa que aprovou um plano de recapitalização de 3.500 milhões de euros para cumprir as metas de ‘core tier one', o que inclui 3.000 milhões de euros em linhas de recapitalização pública e um aumento de capital de 500 milhões de euros, anunciou o banco.

"O BCP informa que (...) obteve nesta data a confirmação de disponibilidade do Estado para uma participação de investimento público no seu programa de capitalização", que inclui um aumento de capital por novas entradas em dinheiro reservado a accionistas "com montante previsto de 500 milhões de euros, a concretizar no terceiro trimestre de 2012".

Recorde-se que no final do mês de Maio, à saída da assembleia geral do BCP, que se realizou no Taguspark, em Oeiras, Nuno Amado adiantou que a possibilidade do Estado ficar como acionista ainda não estava "fechada".
Depois de até final de 2011, os bancos terem reforçado o seu rácio de capital 'core tier 1' (a medida mais eficaz de avaliar a solvabilidade de um banco) para 9%, este valor tem de ser reforçado para no mínimo 10% até Dezembro deste ano.

Entretanto, os bancos têm de cumprir mais uma exigência, desta vez da Autoridade Bancária Europeia. Até final de Junho, têm de apresentar o rácio 'core tier 1' de 9%, mas neste caso incluindo também a avaliação a preços de mercado da exposição à dívida soberana e ao sector público.

BPI aprova recapitalização de 1,5 mil milhões com recurso ao Estado .

Fonte: Dário Económico