Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2009
Arquivo 2008
Arquivo 2007
Arquivo 2006
Arquivo 2005
 
 

IMPULSO JOVEM - ABERTAS AS CANDIDATURAS PARA MEDIDAS DE ESTÁGIOS - PASSAPORTES DE EMPREGO

 

 

No âmbito do Plano Estratégico Impulso Jovem foram, em Agosto, lançadas quatro medidas de estágio, os Passaportes Emprego (ver síntese aqui), que se destinam a fomentar o acesso, por parte dos empregadores, a detentores de novas formações e competências.

Estes estágios destinam-se a jovens à procura de emprego, entre os 18 e 35 anos (o limite de idade depende da tipologia de estágio), tendo em vista melhorar o perfil de empregabilidade dos jovens que procuram emprego, promover a sua inserção ou reconversão profissional e, simultaneamente, promover o conhecimento de novas formações e competências junto dos empregadores.

A candidatura aos estágios PASSAPORTE EMPREGO é da responsabilidade das entidades empregadoras e só elas a poderão apresentar, desde que cumpram os requisitos legais, através da submissão eletrónica em www.iefp.pt ou www.netemprego.gov.pt, no serviço de Candidaturas Eletrónicas a Medidas de Emprego.

 

PASSAPORTES EMPREGO

PARA QUEM

Pessoas singulares ou coletivas, de direito privado, com ou sem fins lucrativos, preferencialmente as entidades que operam no setor de bens e serviços transacionáveis, mas também nos setores agrícola, da economia social, e do associativo juvenil e desportivo.

O QUE É

Estágios com a duração de 6 meses, para jovens entre os 18 e os 35 anos de idade inscritos há mais de 4 meses como desempregados, que conjugam, na entidade promotora, a prática em contexto de trabalho com uma componente de formação profissional (com a duração mínima de 50 horas) adequada à atividade a desenvolver.

APOIOS

Comparticipação na bolsa de estágio*, de acordo com as seguintes situações:
- 100% ou 70% do valor da bolsa do 1.º ou 2.º estagiário respetivamente, para as entidades com 10 ou menos trabalhadores;
- 70 % do valor da bolsa para as entidades com mais de 10 trabalhadores;
- 100% do valor da bolsa para Entidades do setor da economia social (Instituições Particulares de Solidariedade Social; Cooperativas; Fundações; Associações Mutualistas; Estabelecimentos de Apoio Social).

*As bolsas variam entre os 419,22 EUR e os 691,71 EUR em função do nível de qualificação do estagiário.
Comparticipação nas despesas com alimentação, transporte e seguro dos estagiários com deficiência e incapacidade.
Prémio de integração para entidade promotora, no valor da comparticipação pelo IEFP, I.P. da bolsa do estagiário multiplicado por seis, quando proceder, no prazo máximo de 30 dias a partir da conclusão do estágio, à contratação do ex-estagiário mediante a celebração de contrato de trabalho sem termo.

CANDIDATURA

As candidaturas a estas medidas são apresentadas pelas entidades promotoras ao IEFP através do preenchimento do formulário eletrónico disponível no Portal do NETEMPREGO no serviço de Candidaturas Eletrónicas a Medidas de Emprego.

ÂMBITO GEOGRÁFICO

Regiões NUT II Norte, Centro, Alentejo e Algarve

LEGISLAÇÃO

Portaria n.º 225 - A /2012,de 31 de julho

MAIS INFORMAÇÃO

Passaporte Emprego
Passaporte Emprego Agricultura
Passaporte Emprego Economia Social
Passaporte Emprego Associações e Federações Juvenis e Desportivas