Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2009
Arquivo 2008
Arquivo 2007
Arquivo 2006
Arquivo 2005
 
 

 

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: APA PRESENTE NA MARATONA NEGOCIAL DE VARSÓVIA

02/12/2013

 

 

Terminou, no passado dia 23 de novembro, em Varsóvia, Polónia, a 19.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas e a 9.ª Sessão da Conferência das Partes do Protocolo de Quioto (COP19/CMP9).

Os resultados destes encontros, menos ambiciosos como se desejaria, forneceram contudo elementos necessários para a conclusão de um acordo pós-2020, que se espera alcançar em Paris, em 2015. Foi acordado que todos os países - industrializados e em vias de desenvolvimento - farão os esforços necessários para apresentar, de uma forma transparente e racional, até março de 2015, isto é, nove meses antes da Cimeira de Paris, as respetivas contribuições nacionais de redução das emissões para o período pós-2020. Essas contribuições nacionais terão de ser consistentes com o objetivo de limitar o aumento da temperatura a 2oC face ao período pré-industrial.

A cimeira terminou com uma mensagem clara de que um acordo global para o sucessor do Protocolo de Quioto, no período pós-2020, envolvendo todos os países no controlo das emissões, de acordo com as suas capacidades e responsabilidades, é absolutamente necessário e urgente.


» Saiba tudo aqui

Fonte: APA