Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2009
Arquivo 2008
Arquivo 2007
Arquivo 2006
Arquivo 2005
 
 

 

FACTURA E CES DESCONTAM NO IRS

01/04/2014

 

 

Os contribuintes vão sentir este ano os efeitos do “enorme aumento de impostos” anunciado pelo então ministro das Finanças, Vítor Gaspar. As taxas aumentaram, o número de escalões foi reduzido, os benefícios e deduções cortados.

A partir desta terça-feira, os contribuintes que em 2013 tiveram apenas rendimentos de trabalho por conta de outrem e de pensões podem proceder à entrega da declaração anual do IRS pela Internet. Mas nem tudo é mau: pela primeira vez vai ser possível usar as facturas dos restaurantes, reparação do carro ou do arranjo do cabelo e das unhas para reduzir o imposto. Os pensionistas que em 2013 foram afectados pela Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) devem também inscrever o valor pago no Anexo A (no campo identificado por “Contribuições” já que esta taxa é dedutível total ou parcialmente quando ultrapassa os 4014 euros.

O calendário fiscal determina também que Abril é ao mês para a entrega das declarações em papel de quem auferiu outro tipo de rendimentos que não apenas os de trabalho dependente (categoria A) e de pensões (categoria H). Já as entregas online para estes contribuintes decorrem em Maio.

Fonte: Dinheiro Vivo