Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2009
Arquivo 2008
Arquivo 2007
Arquivo 2006
Arquivo 2005
 
 

 

A APIRAC NO PROJECTO PROCOLD


01/12/2015

 


Vai arrancar um projeto internacional dirigido aos fabricantes de equipamentos de frio comercial e profissional, coordenado pela associação ambiental Quercus, que contará com a colaboração da APIRAC.

Este projeto liderado pela ADEME (Agência de Energia e Ambiente francesa) e com parceiros na Alemanha, Áustria, França, Itália, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça, pretende contribuir para o aumento da eficiência energética da gama profissional e comercial dos aparelhos de frio destinados ao armazenamento de comida e bebidas, especificamente os móveis tipo plug-in. O objetivo geral é induzir privados e entidades públicas a adotar e implementar políticas de eficiência energética quer europeias, quer nacionais, no segmento do frio profissional e comercial com o objetivo específico de garantir que no mercado europeu são lançados produtos energeticamente mais eficientes e que a sua quota de mercado irá aumentar.

É um programa em que os grupos alvo são as entidades públicas e privadas, fabricantes e fornecedores, indústria de comidas e bebidas, retalhistas e outros atores de mercado que lidem com estes produtos.

O projeto ProCold pretende contribuir para o aumento da eficiência energética da gama profissional e comercial dos aparelhos de refrigeração destinados ao armazenamento de comida e bebidas, especificamente os "plug-in", decorrendo de fevereiro de 2015 a janeiro de 2018.

O objetivo geral é induzir privados e entidades públicas a adotar e implementar políticas de eficiência energética europeias e nacionais no segmento do frio profissional e comercial e o objetivo específico é garantir que no mercado europeu entram produtos energeticamente mais eficientes e que a sua quota de mercado também aumenta. As atividades previstas incluem a elaboração de listagens com os produtos mais eficientes no mercado, reuniões e divulgação de informação relevante, criação de ferramentas que permitam calcular as poupanças dos aparelhos, execução de ensaios em aparelhos já disponíveis no mercado e um concurso para os produtos mais eficientes existentes no mercado. Este projeto reúne oito parceiros europeus e é financiado pelo programa Horizonte 2020.

Aceda ao site do projeto aqui: http://www.pro-cold.eu/.