Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório ONS APIRAC Destaques  
   
 
 
   
 

O Regulamento (UE) nº 517/2014, no seu art.º 10.º, determina a necessária atualização dos requisitos mínimos para a certificação dos técnicos, o que aconteceu com a publicação do Regulamento de Execução (UE) 2015/2067, ao introduzir novas matérias relacionadas com os fluidos alternativos, agora também, nas unidades de refrigeração de camiões e reboques refrigerados. Em conformidade, os técnicos que se submeterem a exame de certificação terão agora de demonstrar competências também nesta última vertente.

Como forma de dar resposta às novas necessidades, o CENTERM, no âmbito das suas responsabilidades, atribuições e competências, está a dar continuidade à certificação dos técnicos de manuseamento de gases fluorados, de acordo com as novidades introduzidas pelo citado Regulamento (UE) 2015/2067.

Para os técnicos certificados pelo anterior Regulamento (CE) nº 303/2008, que trabalhem com sistemas fixos, a sua certificação mantém-se sem a obrigatoriedade de fazer qualquer exame de atualização. No entanto, o Regulamento (UE) nº 517/2014 determina que esses técnicos recorram a programas de atualização de competências, nomeadamente em fluidos alternativos que possam substituir os gases fluorados com efeito de estufa, com vista a eliminar ou reduzir o PAG (Potencial de aquecimento global).

Assim, através do CENTERM, os técnicos certificados segundo o anterior Regulamento (CE) nº 303/2008, de sistemas fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor, que desejarem testar os seus conhecimentos na área dos fluidos naturais e alternativos, podem de uma forma voluntária inscrever-se no exame teórico de acordo com o novo Regulamento (UE) nº 2015/2067, passando a constar no seu certificado as suas competências no âmbito do novo Regulamento (UE) nº 2015/2067.

Para os técnicos que trabalham nos sistemas de refrigeração de camiões e reboques frigoríficos e que voluntariamente se certificaram pelo anterior Regulamento (CE) n.º 303/2008, terão de se submeter a um exame de atualização de conhecimentos de acordo com o novo Regulamento (UE) nº 2015/2067. A certificação atualizada é obrigatória a partir de 01 Julho de 2017, para todos os técnicos que operem nesta atividade.

     
    Nuno Roque
Secretário-Geral APIRAC
 

 

     
   

Novos Serviços ao Associados APIRAC

   

Submissão do mapa integrado de registo de resíduos (MIRR)
Ano de 2016 | 01 de janeiro a 31 de março de 2017

 

De acordo com o previsto no art.º 48.º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de setembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 73/2011, de 17 de Junho, encontram-se sujeitos a inscrição prévia no Sistema Integrado de Registo Eletrónico de Resíduos (SIRER) e à comunicação anual do Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR), que se efetua atualmente através da plataforma eletrónica SILiAmb, a generalidade das empresas de instalação/ manutenção de equipamentos de AVAC&R.

O preenchimento da informação no MIRR deve ser efetuado se, numa GAR (Guia de Acompanhamento de Resíduos), a empresa assumiu a situação de Produtor/ Detentor do resíduo.

No sentido de aliviar a carga administrativa das empresas, a APIRAC iniciou a prestação de um serviço aos Associados em que, por adjudicação das empresas e mediante disponibilização da competente informação, a APIRAC se substitui aos Associados no preenchimento do MIRR e comunicação devida na plataforma da Agência Portuguesa do Ambiente.

Os interessados deverão contactar o Departamento Técnico da APIRAC.

   
   

Serviço de apoio à recolha, organização e comunicação de dados - Responsabilidades dos Operadores e dos Instaladores

 

A Direção da APIRAC decidiu ampliar o apoio prestado às empresas, propondo ao CENTERM o estudo para a implementação de um serviço que permita fazer o levantamento e organização de informação sujeita a comunicação anual de Dados dos seus clientes (proprietários de equipamentos e instalações, tidos como “Operadores”), em observância do previsto no art.º 4.º do Decreto-Lei nº 56/2011.

É nesse contexto que temos o prazer de informar que, mediante autorização do Técnico Certificado Centerm/ Empresa Instaladora, para o devido tratamento de dados, propõe-se o CENTERM a prestar um serviço para o efeito, tendo sido equacionadas duas modalidades.
Para o esclarecimento de todas as dúvidas, o Departamento Técnico da APIRAC, como habitualmente, está ao dispor dos seus Associados.

   
     
   

Antártida: fenda em barreira de gelo está a crescer “mais rapidamente que nunca”

   

Segundo estimativas dos especialistas da Agência Espacial Europeia, se o gelo retido pela barreira Larsen C chegar ao mar o nível dos oceanos poderá subir cerca de dez centímetros

 

A Agência Espacial Europeia (ESA) alerta que uma das três fendas existentes na barreira de gelo Larsen, na Antártida, tem vindo a crescer "mais rapidamente do que nunca" e está prestes a provocar a sua separação da costa.

Se uma barreira de gelo como esta se separar, o movimento dos glaciares localizados nas imediações pode acelerar-se, o que levaria à subida do nível do mar, alertam especialistas daquela entidade.

As plataformas de gelo são as porções da Antártida em que a camada de gelo está sobre o oceano e não sobre o solo. A ESA aponta que as barreiras Larsen A e Larsen B seguiram um processo semelhante, com fragmentações em 1995 e 2002, respetivamente.

Estes "diques" de gelo estão ligados aos glaciares em terra firme, desempenhando um papel importante como barreiras de contenção do gelo que se solta no mar.

Segundo estimativas dos especialistas, se o gelo retido pela barreira Larsen C chegar ao mar, o nível dos oceanos poderá subir cerca de dez centímetros.

FONTE: Jornal Expresso

   
   

Comissão Europeia quer Portugal e países europeus a reutilizar mais água

   

 “Até 2030, o stress hídrico e a escassez de água afectarão provavelmente metade das bacias hidrográficas da Europa”, avisa a Comissão Europeia.

 

A Comissão Europeia recomenda a Portugal que trate mais águas residuais para que possam ser reutilizadas, afirmando que a Europa precisa de mais apoios legais e financeiros para combater o desperdício e a falta de água.

Referindo-se à zona do Mediterrâneo, em que inclui Portugal, a Comissão alerta que “cerca de 20% da população vive sob constante stress hídrico”, uma situação que se agrava no Verão, atingindo “mais de 50%” das pessoas.

“Até 2030, o stress hídrico e a escassez de água afectarão provavelmente metade das bacias hidrográficas da Europa”, avisa, indicando que em Portugal, durante o Verão, o rio Guadiana “tem um índice de exploração de água de 54,26%”, bem acima dos 20% a partir dos quais se está em stress hídrico.

Portugal, considera a Comissão, é um dos países da União Europeia com maior potencial para reutilização de água, tratando anualmente 6,1 milhões de metros cúbicos, mas “a percepção dos benefícios desta tecnologia é baixa”.

A Comissão deu ainda orientações aos estados sobre a conversão de resíduos em energia e propôs melhorar as leis para impedir que sejam colocadas substâncias perigosas nos equipamentos eléctricos e electrónicos, para que possam ser reutilizados.

A 9 e 10 de Março, a Comissão e o Comité Económico e Social Europeu promovem uma conferência sobre a economia circular.

» Saiba tudo aqui

Fonte: Público

   
   

Startup Lisboa permitiu criar mais de 1500 postos de trabalho em cinco anos

   

Incubadora completa cinco anos na próxima quinta-feira

 

A Startup Lisboa, incubadora de empresas fundada pelo município, já apoiou desde o seu surgimento, em 2012, mais de 250 projetos e empresas, que permitiram a criação de mais de 1500 postos de trabalho diretos.

Atualmente estão incubadas cerca de 100 empresas, metade das quais instaladas nos dois edifícios da Startup Lisboa (na Rua da Prata) e as restantes apenas com apoio virtual, estando sediadas noutros locais. A taxa de ocupação é "de 100%", destacou o responsável, referindo que 20% das startups incubadas são de estrangeiros.

No que toca às candidaturas, registaram-se "à volta de 3500" desde o início, tendo passado peça incubadora empreendedores de 35 países.
Por valores que variam entre os 30 euros mensais (para incubação virtual) e entre os 100 e os 300 euros mensais (para ocupação de um espaço nos edifícios da incubadora), os empreendedores conseguem obter consultoria e orientação dos negócios, assim como acesso mais fácil a investidores.

Fonte: Público

   
   

Economia da zona euro cresce 1,7%

   

No quarto trimestre de 2016, o PIB da zona euro aumentou 1,8% e o da União Europeia 1,9%, face ao período homólogo de 2015

 

A economia da zona euro cresceu 1,7% em 2016 e do conjunto dos 28 Estados membros da União Europeia (UE) 1,9%, segundo uma estimativa da Eurostat.

Já no que se refere ao quarto trimestre de 2016, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro aumentou 1,8% e o da UE 1,9%, face ao período homólogo de 2015.

Na variação em cadeia, face ao terceiro trimestre de 2016, entre outubro e dezembro últimos, o PIB da zona euro aumentou 0,5% e o da UE 0,6%.

Entre julho e setembro de 2016, o PIB da zona euro tinha crescido 1,8% em ternos homólogos e 0,4% em cadeia, e o da UE, respetivamente, 1,9% e 0,5%.

FONTE: Jornal Expresso

   

   
    As nossas Circulares
    Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
 


» 2017

Circular n.º 07

Controlo Oficioso - Taxas Anual de Regulação para Atividade da Construção 2017

Circular n.º 06

Serviço de apoio à recolha, organização e comunicação de dados | Responsabilidades dos Operadores e dos Instaladores - Decreto-Lei nº 56/2011

Circular n.º 05

Retribuição mínima mensal garantida

Circular n.º 04

Reconhecimento mútuo da certificação dos técnicos no que respeita aos equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado fixos e bombas de calor, e unidades de refrigeração de camiões e reboques refrigerados - Regulamento de Execução (UE) 2015/2067 da Comissão, de 17 de novembroReconhecimento mútuo da certificação dos técnicos no que respeita aos equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado fixos e bombas de calor, e unidades de refrigeração de camiões e reboques refrigerados - Regulamento de Execução (UE) 2015/2067 da Comissão, de 17 de novembro

     
 
   
   

Novos Associados

    • A.S.R. SANTOS, LDA

• ANTÓNIO MANUEL DUARTE MONTEIRO

• PEDRO & STIR, INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS, LDA

• WHIRLPOOL PORTUGAL, SA
 
   
   

GUIA TÉCNICO
Sistemas de Gestão Técnica

   

 

 

No rescaldo do 1º encontro Nacional de Gestão Técnica Centralizada, realizado no passado dia 8 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a APIRAC lança em primeira edição o primeiro “Guia Técnico de apoio ao projeto, implementação e manutenção dos sistemas de regulação, controlo e gestão técnica em edifícios”, de autoria da Comissão de Gestão Técnica da APIRAC.

Trata-se de uma importante ferramenta para a melhoria dos sistemas e para a eficiência energética, promovendo a normalização de procedimentos. Embora suportado pelo quadro legislativo em vigor, este Guia pretende ir mais além, apontando soluções técnicas concretas a adotar nos de edifícios e nas respetivas instalações técnicas. Permitirá a PQ e a TIM, assim como a todos os projetistas de AVAC e Energia, uma posição mais esclarecida e, por consequência, mais ativa nas fases em que atuam.

Este Guia Técnico tem o apoio de todas as empresas de comissão de GTC da APIRAC, pelo que, também por essa razão, está garantido consenso e o empenho de todos na sua aplicação futura.

Poderá adquiri-lo junto dos serviços da APIRAC pelo valor unitário de € 24,99, podendo para o efeito requisitá-lo através do e-mail comunicacao-imagem@apirac.pt.

Alertamos para o facto de a oferta ser limitada ao stock existente.

     
   
 
    AGENDA - CURSOS APIEF 2017
   

 

» LISBOA
Dra. Filipa Mendes
Tel: 213 540 011
Fax: 213 474 576
filipa.mendes@apief.pt formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 253 554 288
Telm: 967 446 860
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 

 
6 fev » tim 3 - Pós-laboral porto
13 fev » Fluidos Naturais e Alternativos - laboral Lisboa
13 fev » Técnico Instalador de Caldeira e BIOMASSA SÓLIDA - LABORAL lisboa
14 fev » Gases Fluorados - categoria 1 - Pós-laboral lisboa
16 fev » Técnico Instalador de bombas de calor - LABORAL lisboa
16 fev » Fluidos Naturais e Alternativos - laboral porto
21 fev » Técnico Instalador de Caldeira e BIOMASSA SÓLIDA - LABORAL porto
22 fev » tim 3 - Pós-laboral lisboa
23 fev » plano de manutenção - laboral lisboa
7 mar » introdução à gestão técnica centralizada - laboral lisboa
15 mar » Fluidos Naturais e Alternativos - laboral lisboa
20 mar » Gases Fluorados - categoria 1 - Pós-laboral lisboa
21 mar » tim 3 - Pós-laboral lisboa
27 mar » plano de manutenção - laboral lisboa
30 mar » Técnico Instalador de Caldeira e BIOMASSA SÓLIDA - LABORAL lisboa
10 abr » Fluidos Naturais e Alternativos - laboral lisboa
10 abr » plano de manutenção - laboral lisboa
11 abr » introdução à gestão técnica centralizada - laboral lisboa
17 abr » Gases Fluorados - categoria 1 - Pós-laboral lisboa
18 abr » tim 3 - Pós-laboral lisboa
fev / mar » tim 3 b-learning
fev / mar » Gases fluorados - categoria 1 b-learning
fev / mar » gases fluorados - teórico b-learning
fev / mar » complemento tim 3 b-learning
fev / mar » geral de refrigeração e ar condicionado b-learning
     
   
    Datas para pagamento de impostos
     

   
   

 

   

Finanças

   


   

Portaria n.º 10/2017 - Diário da República n.º 6/2017, Série I de 2017-01-09105726270 - Atualiza o valor da taxa do adicionamento sobre as emissões de CO(índice 2).

   
   

Portaria n.º 11/2017 - Diário da República n.º 6/2017, Série I de 2017-01-09105726271 - Aprova a lista de prédios para efeitos de avaliação de IMI.

   
   

Presidência do Conselho de Ministros e Finanças e Economia

   


   

Portaria n.º 17/2017 - Diário da República n.º 8/2017, Série I de 2017-01-11105746096 - Primeira alteração à Portaria n.º 246-A/2016, de 8 de setembro - gasóleo profissional.

     
   

Economia

   


   

Portaria n.º 20/2017 - Diário da República n.º 8/2017, Série I de 2017-01-11105746099 - Define a tarifa de referência aplicável durante o corrente ano à eletricidade vendida na sua totalidade à rede elétrica de serviço público (RESP), oriunda de unidades de pequena produção (UPP) que utilizam fontes de energia renovável

   
   

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

   


   

Decreto-Lei n.º 11-A/2017 - Diário da República n.º 12/2017, 1º Suplemento, Série I de 2017-01-17105770317 - Cria uma medida excecional de apoio ao emprego através da redução da taxa contributiva a cargo da entidade empregadora.

     
   

Portaria n.º 34/2017 - Diário da República n.º 13/2017, Série I de 2017-01-18105770337 -Portaria que regula a criação da medida Contrato-Emprego, que consiste na concessão, à entidade empregadora, de um apoio financeiro à celebração de contrato de trabalho com desempregado inscrito no Instituto do Emprego e da Formação Profissional, I. P.

     
   

Assembleia da Républica

   


   

Resolução da Assembleia da República n.º 11/2017 - Diário da República n.º 20/2017, Série I de 2017-01-27105820578 - Cessação de vigência do Decreto-Lei n.º 11-A/2017, de 17 de janeiro, que cria uma medida excecional de apoio ao emprego através da redução da taxa contributiva a cargo da entidade empregadora.

   
   

Educação e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

   


   

Portaria n.º 47/2017 - Diário da República n.º 23/2017, Série I de 2017-02-01106380301 - Portaria que regula o Sistema Nacional de Créditos do Ensino e Formação Profissionais e define o modelo do «Passaporte Qualifica».

     
   
     
    Seminário de Apresentação de Resultados do Projeto BUILD UP SKILLS - FORESEE
    14 de fevereiro | Lisboa - LNEG Auditório do Edifício Solar XXI
23 de fevereiro
| Maia - Auditório do CICCOPN


 

O Consórcio do Projeto Build Up Skills - Training FOr REnewableS and Energy Efficiency in building sector - Training schemes set-up financiado pelo programa Intelligent Energy Europe, irá realizar dois Seminários com vista à apresentação final dos planos curriculares, conteúdos pedagógicos e respetivos materiais de apoio à formação nas seguintes áreas:

  • Envolvente do edifício: instaladores de janelas e instaladores de isolamento térmico;
  • Aquecimento e arrefecimento: sistemas AVAC, sistemas solares térmicos e caldeiras a biomassa;
  • Energia Renovável e uso eficiente de energia elétrica: iluminação, fotovoltaico e eólico.

É pois com agrado que remetemos os convites para a participação nos seminários que irão ter lugar:

  • Lisboa dia 14 de fevereiro, Instalações do LNEG do Lumiar, Auditório do Edifício Solar XXI (9:30h-12:30h)
  • Maia dia 23 de fevereiro, Auditório do CICCOPN, Avioso S. Pedro (14:30h-17:30h) 

A entrada é sujeita a inscrição e à capacidade dos Auditórios. 

A manifestação de interesse é efectuada directamente no convite do seminário pretendido utilizando o Botão de inscrição.

Os Seminários destinam-se a um vasto leque de profissionais da construção civil e de sistemas energéticos, bem como a centros de formação profissional, associações empresariais ou industriais nacionais, associações profissionais e outras entidades públicas ou entidades certificadoras. 

Contamos consigo!

Contactos:
http://www.lneg.pt/iedt/unidades/20/paginas/187
Avda. del Partenón, 5 | 28042 Madrid - España
Tel.: (34) 91 722 50 90 | Fax: (34) 91 722 57 93
e-mail: prensa@ifema.es

   
    Climatización 2017. Exposição Internacional de Climatização, Aquecimento, Ventilação e Refrigeração.
    28 de fevereiro a 3 de março de 2017 | Madrid - Espanha


 

Entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março a IFEMA apresenta a 16ª edição da CLIMATIZACIÓN - Feira Internacional de Climatização, Aquecimento, Ventilação e Refrigeração, em Madrid, Espanha.

Climatización é uma das principais ferias comerciais do setor AVAC&R e tecnologia na Europa.

Durante estes 4 dias irão estar mais de 590 expositores de todo o mundo a apresentar os seus últimos produtos, as últimas tendências e as melhores tecnologias de sistemas de refrigeração, água quente, geradores e muito mais. Não perca esta oportunidade!

Contactos:
IFEMA - Feria de Madrid
Avda. del Partenón, 5 | 28042 Madrid - España
Tel.: (34) 91 722 50 90 | Fax: (34) 91 722 57 93
e-mail: prensa@ifema.es

     
     
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter
 

 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PATROCINADORES
INICIATIVAS
APIRAC 2016